Leandro e a "Civilização do Amor" segundo Lincoln Spada

A coerência é uma das maiores virtudes de um cidadão, afinal, ela é irmã da confiança, mãe da honestidade e esposa do afeto. Na ramificação dessas qualidades, Leandro Silva de Araújo as frutifica por toda a vida - e já vi as primaveras que colecionou, pelo menos, há 14 anos. Eu tinha 14. Ele, um jovem já disposto ao altruísmo, de fé e atento ao próximo.


Um dos poucos que veio a me acolher numa casa de retiros, onde jovens dialogavam os rumos da evangelização. Anos mais tarde, ele coordenava os cursos para os líderes de cada paróquia da Baixada Santista. Também assumiu coordenação e assessoria da pastoral, sem nunca abandonar a vida na comunidade, nos degraus do templo, e até catequista, hoje organiza a Pastoral da Cidadania na Região e, todo ano, o Grito dos Excluídos.


Sei que o Estado é laico, mas é oportuno reconhecer as convicções e visões de mundo que forjaram Leandro também uma voz de liderança em outros espaços. Ele adolesceu quando Cubatão foi pioneira em acolher missões: um intercâmbio rico de jovens de várias cidades em que a Palavra não se grita em praças, faz-se pela escuta na visita aos mais vulneráveis.


O DNJ surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas.
Dia Nacional da Juventude 2008 | Local: SESI Cubatão

Lembro também de quando organizou um dia de lazer para centenas no SESI Cubatão, além de mutirões para mantimentos, alimentos e doações de sangue. Cresci ciente de seu altruísmo ano a ano. Não somente a mim, foi exemplo e coerente para uma geração.




Com a tradicional fome de saber, curioso e diplomático, pragmático e idealista, o filho da Vila dos Pescadores hoje é economista, especialista em Gestão Pública e mestrando em Políticas Públicas. Dá até orgulho tê-lo como amigo, sério.


Tive a sorte de reencontrá-los entre outras bandeiras, na própria pastoral, em encontros culturais e movimentos. Leandro veste camisas - e nunca são erradas, pois tudo que adere é antecipado por estudos afinco. Daí, a evolução constante e coesa de quem atua no Politize, no Acredito e, forjado pelo RenovaBR, certamente é um dos nomes mais bem qualificados para a política cubatense. Familiar à coerência, afeto e virtudes, Leandro tem muito a dignificar e qualificar o cenário local em prol da Cidade rumo à civilização do amor.


Evento realizado por alunos do RENOVABR, ocorreu simultaneamente em mais de 400 cidades de todos o Brasil. Em Cubatão 25 voluntários realizaram um Mutirão com Pintura, Pequenos Reparos e Grafitagem
Dia de Renovar o Brasil | 05/10/2020 | Exército de Salvação Vila dos Pescadores

Lincoln Spada, 28, é jornalista pós-graduado, atuou em A Tribuna, Diário do Litoral, Expresso Popular e ex-colunista da CBN Santos, contemplado com o 1º Prêmio Irmã Dolores - Jornalismo de Direitos Humanos. Também colaborou nas secretarias de Comunicação, Cultura, Educação e Planejamento nas prefeituras de Cubatão e São Vicente.

10 visualizações0 comentário